• 1949
  • 1958

HISTÓRIA DA IGREJA

o início

Segundo relatos comprovados pelo Pioneiro e Historiador Pedro Geraldo Coimbra, por meio de fotos e documentos que contam desde o ano de 1919 (ano muito sugestivo, duplamente, por ser o dia consagrado ao Santo Padroeiro), já existia demarcações onde hoje se encontra o município de Santo Expedito. Rezam os fatos, que a Companhia Colonizadora Ciampolini & Braga Ltda, desde essa época trabalhava com a entrega de lotes demarcados aos seus proprietários, que imediatamente começaram o desmatamento para a construção de edificações.

O nome primitivo de Santo Expedito foi ‘km 30’ por questões de localização dos municípios mais próximos. Por volta de 1940, com a chegada de uma família vinda do sul do Maranhão, iniciou efetivamente sua história. Na bagagem do Sr. Arnóbio Guimarães Tenório, uma imagem de seu Santo de devoção – Santo Expedito e a promessa de que, se chegasse com sua família ao Estado de São Paulo e encontrasse trabalho e um lugar para morar, construiria uma capelinha a Santo Expedito. A graça foi alcançada e Sr. Tenório denominou o local de sua última parada, “Capelinha da Vila Braga”, como era chamada devido a Companhia instalada no local. Mas, de imediato, exclui “Vila Braga” restando somente a denominação “Capelinha”; mesmo assim o povo da localidade chamava sua terra de Santo Expedito, em menção ao local onde abrigava a imagem do Santo, feito de pau a pique, coberto por taboinha de cedro e sem piso algum.

Em 1952 a Capelinha era muito frequentada por estudantes, principalmente durante as provas de final de ano, chegando a formar fila para rezarem e fazerem pedidos, ainda com as malinhas nas costas… Nessa época o local já havia passado por uma reforma, contando com estrutura feita por tábuas toscas, cobertura de telhas em estilo francês, sino de bronze, piso de tijolos e bancos de madeiras toscas.

o início

compromisso divino

horários das missas
domingo
10h00
terça
19h00
quarta
quinta
sexta
sábado
19h30
Terça-feira: terço dos homens e distribuição da Eucaristia. Se o dia 19, cair em dia de semana, teremos 2 missas:
Quinta-feira: grupo de oração. 15:00h missa campal (ao lado da Igreja Matriz)
Sábado: missa das crianças. 19:30h missa (gruta do Santuário)
Quarta quinta-feira do mês: missa de Cura e Libertação.
Se o dia 19, cair no final de semana, teremos 3 missas:
10:00h missa campal (praça da Igreja)
15:00h missa campal (praça da Igreja)
Se Sábado 19:30h - missa na Igreja Matriz
Se Domingo 19:30h - missa na gruta Santuário

OBS: As missas de Santo Expedito do dia 19 de abril serão online, transmitidas pelo Facebook. Terça-feira: terço dos homens e distribuição da Eucaristia. Quinta-feira: grupo de oração.
Sábado: missa das crianças.
Na 4ª Quinta-feira do mês: missa de Cura e Libertação.

Se o dia 19, cair em dia de semana, teremos 2 missas:
15:00h missa campal (ao lado da Igreja Matriz)
19:30h missa (gruta do Santuário)

Se o dia 19, cair no final de semana, teremos 3 missas:
10:00h missa campal (praça da Igreja)
15:00h missa campal (praça da Igreja)
Quando Sábado 19:30h - missa na Igreja Matriz
Quando Domingo 19:30h - missa na gruta Santuário