27 07 24
São Pantaleão, médico e mártir
Origens
Pantaleão nasceu em Nicomédia, atual Turquia, no século III. Era filho de Eustóquio e de Êubola, que o educou na fé cristã.
Após o falecimento de sua mãe, Pantaleão estudou retórica, filosofia e medicina. Por isso se tonou um prestigioso médico.
Encontro e conversão
Durante a perseguição contra a Igreja, Pantaleão conheceu o sacerdote Hermolau, que o fez enxergar que Cristo é o verdadeiro Senhor da vida e saúde.
Conta-se que, um dia, Pantaleão encontrou uma criança morta por uma víbora, e disse para si mesmo: “Agora, verei se é verdade o que Hermolau me diz”. E falou ao menino: “Em nome de Jesus Cristo, levanta-te; e tu, animal peçonhento, sofre o mal que fizeste”. A criança levantou e a víbora ficou morta. Logo, ele se converteu, recebeu o batismo e dedicou a medicina a curar pobres gratuitamente.
Páscoa
As curas milagrosas que Pantaleão realizava em nome de Jesus Cristo causou a inveja de outros médicos. Eles o acusaram de cristão perante o imperador Maximiano, que mandou matar Pantaleão degolado. São Pantaleão morreu no de 305.
Minha oração
“São Pantaleão, médico e mártir, que morreste por não negar a fé em Cristo, rogo para que me ajude a ter um coração bondoso, amoroso e sensível às vontades de Deus como foi o seu. Amém.”
São Pantaleão, rogai por nós!